August 09, 2006

Poucas revelações num buraco (quase) negro


Talvez o título seja um bocadinho forte demais, mas vindo de quem vem, e principalmente pelo background que têm em termos de álbuns (nomeadamente o fora-de-série Origin Of Symmetry e a sua excelente continuação em Absolution), este Black Holes and Revelations dos Muse deixa um ligeiro sabor a pouco. Pior que isso, deixa um sabor a "menos".

Num álbum em que tentam trabalhar mais a generalidade das suas composições, a maior parte das músicas aqui apresentadas acaba por, curiosamente, apresentar menos daquela "grandiosidade minimalista" que caracterizava o som dos Muse. Para além desta desilusão, temos ainda a tentativa (claramente falhada) de introdução de um "formato balada", recorrendo apenas a uma guitarra acústica e à voz de Matthew Bellamy.

Acabam por merecer destaque a pérola pop (com ritmo condizente) Starlight, e Map Of The Problematique, talvez aquela que mais se aproxima do que deveria ter sido a evolução (em crescendo de grandiosidade) dos Muse.

Ainda assim, se este fosse o primeiro álbum de uma nova banda estaria aqui uma grande revelação. Mesmo se fosse um álbum de continuação de outra banda seria um bom álbum. O problema é que é dos Muse - e esperava-se mais.

No comments: