March 22, 2007

Guess who's back

Damon Albarn faz questão de aparecer frequentemente a dizer que está vivo. Vem com os Blur quando lhe dá para o lado Inglês, com os Gorillaz quando se lembra do lado Americano e agora fez novos amigos para o acompanharem numa experiência quase conceptual - o que vale é que todos o perdoamos por gostarmos tanto dele.

Agora vai de convencer o baixista Paul “The Clash” Simonon, um tal de Tony Allen, baterista de escola jazz, e Simon Tong, ex-membro dos sobrevalorizados Verve. A soma destes homens dá pelo nome de The Good, the Bad and the Queen embora Damon Albarn insista que a banda não tem verdadeiramente um nome e que este é apenas o título do álbum. Ou seja, Damon tem tanto projecto na cabeça que nem tem tempo para lhes arranjar um nome próprio - o que vale é que todos o perdoamos por gostarmos tanto dele.

As canções começam e acabam em Londres, ela está em todo o disco, basta ouvir “a ship across the estuary, Sunday’s lost, in melancholy / a storm of strings far away” para percebermos que a pintam de preto e branco, nebulosa como sempre e como epicentro do apocalipse (quem duvide que atente à capa e a versos como “Friday night in the kingdom of doom, ravens fly across the moon” ou mais explicitamente “the medicine man is here twenty four seven, you can get it fast in the Armageddon” – e não, não estamos a falar da mesma música). A luz lá vai entrando a conta-gotas à medida que nos aproximamos do fim até que na última faixa, precisamente The Good, the Bad and the Queen podemos escutar a bonança: “the sun came out of the clouds and charged up the satellites, we all got our energy back and started walking again”. O disco é bom, não tão bom como o melhor que Albarn já fez - mas o que vale é que todos o perdoamos por gostarmos tanto dele.

1 comment:

Strumer said...

efectivamente nutro pelo damon albarn alguma admiraçao..polivalente e talentoso;) mas a verdade eh k este novo projecto n convenceu. album muito monotono e enfadonho. isoladamente algumas musicas ate convencem mas..;)

bom blog..;)

abraço