September 26, 2007

The Get Up Kids - II

Depois da boa recepção que Something to Write Home About conseguiu ter, o passo seguinte dos The Get Up Kids foi o lançamento de Eudora, uma compilação de covers, b-sides e outras músicas suas que tinham tido edição em alguns primeiros e longínquos EP’s lançados em edição própria. Uma forma eficaz de capitalizar o tal “hype” entretanto criado, ainda que lançado como que a ganhar tempo para preparar o sucessor e a aplacar a expectativa criada em seu redor.

O terceiro álbum de originais surgiria pouco depois com a edição de On a Wire, álbum que apresenta uma banda mais adulta e mais concisa na forma de abordar a escrita e construcção musical, ainda que menos fulgurante. Aqui os The Get Up Kids dão o salto, ainda que este possa ter sido numa direcção que não agrade à maioria dos fãs. As guitarras eléctricas “melódico-explosivas” e o ritmo rapidamente oscilante entre o frenético e o contemplativo ficaram de lado, e na sua vez surgem guitarras mais calmas e propícias a baladas, com ritmos condizentes. Um álbum compacto, ainda que recebido com um certo sentimento de desilusão.

Em 2004 era editado aquele que viria a ser o último álbum de estúdio dos The Get Up Kids, Guilt Show e, este sim, demonstra claramente que a sua linha tinha chegado ao fim. As composições são pouco imaginativas, não existe nenhuma faixa que salte claramente aos ouvidos após uma (ou mesmo várias) audição(ões) e chega-se ao fim da duração da obra com uma sensação latente de descrédito em relação a uma banda que tanto tinha sido capaz de produzir, nomeadamente com o fabuloso Something to Write Home About.

Uma última referência para o álbum final da carreira destes rapazes. Um álbum ao vivo, Live! @ The Granada Theater, gravado durante a sua tour de despedida, regista toda a energia que estes punham nos seus concertos e que acaba por contrariar um pouco a acalmia sonora que a sucessão dos seus ábuns apresentam. Nota final também para o “discurso” de despedida que os The Get Up Kids dedicam aos seus fãs, que tem como título uma frase de uma das suas grandes músicas e que acaba por conseguir resumir em quatro palavras bastante daquilo que os orientou enquanto grupo: “Say goodnight, mean goodbye”.

Atenção a “Campfire Kansas” (On a Wire) e à fantástica versão de “Regret” dos New Order (Eudora).

No comments: