March 28, 2007

Capas há muitas - II

Indeciso sobre qual a ordem lógica a seguir pelo resto do texto que tinha imaginado, acabei por me decidir pelo critério temporal, escrevendo sobre os grupos / artistas e analisando o seu exemplo de capa escolhido por décadas. Começo, como não podia deixar de ser, pelas mais antigas, com exemplos repartidos entre a década de 60’s e a dos 70’s – e qual deles o melhor...


A primeira capa que me merece referência é a de Pet Sounds, dos Beach Boys. Álbum mítico e marcante da década de 60’s, é este trabalho que afirma definitivamente o grupo como um dos mais geniais do seu tempo – e de sempre. A fotografia da capa demonstra claramente um cuidado do grupo em adequar a capa ao álbum e respectivo título: nela aparecem os cinco Beach Boys em calma comunhão com um grupo de cabras que os rodeia, e que estes entretêm fazendo-lhes festas e dando-lhes comida. Haverá melhor declaração de intenções da “mentalidade Peace & Love” que os Beach Boys tão bem representam? Tudo sem uma única palavra.


Em 1971, cinco anos depois de Pet Sounds, aparece-nos mais uma iconográfica capa – num duplo sentido, já que para além da capa em si, o álbum que a apresenta em muito contribuiu para a afirmação de quem lá aparece enquanto ícone da música soul americana. What’s Going On, soberbo disco de Marvin Gaye, com uma simples fotografia do mesmo em plano central (e por isso mesmo em destaque), de perfil e fitando algo ao longe, algo que não vislumbramos e que por isso mesmo fica para a imaginação de cada um. Sobretudo de cabedal, com gigantescas golas levantas e uma atitude cool inerente ao próprio Marvin Gaye – ou a soul retratada numa foto.

1 comment:

Sandra said...

eu tenho este :)