November 17, 2007

Kanye West lançou-se acima da maralha hip hop americana, esse molho de profetas da ostentação, com um olhar crítico e com um mais que justificado desdém pela comunidade. Haviam duas grandes razões que legitimavam a altivez de Kanye: a primeira dava pelo nome de The College Dropout e a segunda por Late Registration. Quem os ouviu sabe, concerteza, que Kanye não era apenas mais um, era o melhor.

No passado mês de Setembro, Graduation chegou às lojas em competição directa com Curtis, de 50 Cent, que resolveu dizer que desistiria da sua carreira musical caso Kanye vendesse mais.
Jogada de marketing ou não, o que é facto é que a disputa resultou, e, no caso de Kanye West, Graduation tem-se mostrado como o seu disco de maior sucesso comercial. Há coisas boas neste Graduation: evita tiques instrumentais normalmente evitáveis nos discos de hip hop, desvia-se do mau hábito de estender a duração do álbum para limites pouco suportáveis, não tem medo do seu lado mais comercial. Funciona. Mas esperava-se mais qualquer coisa, provavelmente sentido de risco. Mesmo com grandes canções como Stronger, The Glory ou Homecoming, falta rasganço à graduação do rapper americano.

1 comment:

teka said...

não sou profunda conhecedora dos trabalhos do kanye west, mas daria uma nota 6/10 para o graduation, embora tenha gostado demais da parceria dele com o daft punk!