November 27, 2007

O Josh é bom companheiro

Ontem na Aula Magna tivemos direito a um Josh Rouse infelizmente doente, e em clara gestão de esforço. Foi o menos bom dos seus três concertos em Lisboa, ainda que o público tenha estado melhor que da vez anterior nesta mesma Aula Magna - de certeza que ajuda o facto de desta feita a sala ter estado a cerca de 85% da capacidade máxima.

Ainda assim o concerto teve os seus momentos (todas as de 1972, "Streetlights", "It Looks Like Love", "Feeling No Pain" ou "Caroliña", por exemplo). E, quanto mais não fosse, serviu também para pôr as mãos em Country Mouse Companion, EP de "takeouts" de algumas músicas presentes nos dois anteriores álbuns do cantor, bem como algumas raridades.

Aqui se confirma uma certa "recuperação" da boa forma da veia compositora de Josh Rouse, tanto nas novas músicas como nas diferentes versões de outras já editadas: apresentam-se, no geral, com arranjos mais minimalistas, menos trabalhados, e no entanto mais melódicos e que acabam por funcionar de forma bastante satisfatória.

Das primeiras audições ficou no ouvido principalmente a fantástica "Kuzbass", cujo ambiente mais melancólico e introspectivo proporcionado pelo violino a acompanhar a voz e guitarra acústica de Josh Rouse acaba por funcionar em pleno nesta altura mais fria do ano. A nova versão de "It Looks Like Love" e o instrumental "Snowfall" merecem também uma referência num EP que se distingue principalmente pelo seu equilíbrio como um todo, e que parece querer ilustrar (por oposição aos últimos trabalhos do cantor) o Inverno segundo Josh Rouse.

No comments: