January 08, 2007

¡Avante camarada, avante!



Depois de ouvir bem este Give Me A Wall, o cancelamento (no próprio dia, e sem direito a explicações ou razões para tal) do concerto dos ¡Forward Russia! no Santiago Alquimista no passado mês de Setembro torna-se ainda mais lamentável...

O álbum de estreia deste quarteto britânico que alberga uma rapariga - eterno fétiche pessoal (allo allo Sonic Youth, Pixies, The Smashing Pumpkins, ...) - apresenta construções elaboradas ao colar diferentes ritmos e riffs de forma algo abrupta mas conseguida (allo allo dinâmica start-stop), que contribuem sobremaneira para um resultado final poderoso, tanto ao nível individual de cada faixa "per se" como ao nível aglutinador do álbum enquanto um todo.

A sonoridade do álbum em geral é bastante próxima da apresentada pelos genialmente criativos e igualmente extravagantes At The Drive-In na fase final da sua vida (culminada com um extraordinário último álbum, Relationship Of Command) - vide em particular "Seventeen" ou a faixa de abertura "Thirteen", onde se destacam os agudos atingidos pela voz de Tom Woodhead e a melodia conseguida pelo baixo num plano oposto ao da "conversa" de guitarras que se lhe sobrepõe - , embora alguns loops electrónicos pisquem aqui e ali o olho aos Muse, como em "Nineteen", e se note em "Eighteen" uma semelhança (que pouco ou nada terá de inocente) com os Bloc Party, nomeadamente ao nível da construção entre as guitarras, o ritmo irrequieto proveniente da bateria feminina e alguns elementos melódicos electrónicos, acompanhados por uma urgência (própria - e única - da juventude) presente na voz à la Kele Okereke.

Como resultado final fica um álbum equilibrado, com os décibéis puxados para cima mas usados com sabedoria q.b. , da estreia de uma banda a seguir (até para confirmar se a qualidade presenciada provém de meras colagens oportunas ou lhes é intrínseca), que tem ainda como particularidade o facto de todas as faixas terem como nome nada mais nada menos que... números.

2 comments:

Unknown said...

É verdade... Também tive, como sabes, muita pena pelo cancelamento do concerto. Esta rapaziada conseguiu elaborar um bom álbum, na minha opinião.

Um abraço e aproveito para desejar um Feliz 2007!

Anonymous said...

Já tinha o post mas não comentei.
Mas hoje eu vim aqui pra te pedir um favor. Meu blog está participando de um concurso de blogs promovido pela Coca-Cola. Meu blog está em terceiro na categoria "Música" e preciso do seu voto para alcançar o primeiro lugar! Para votar é só clicar no link em vermelho no lado direito da página, vai abrir uma pop-up, você deve confirmar seu voto na caixa de confirmação com letras maiúsculas. É fácil e rápido! Abraços e parabéns pelo blog!